Coeur de Lion Magazine

Rem Koolhaas: Let’s Deconstruct?

Posted in Architecture by Coeur de Lion Magazine on 04/04/2009
McCormick Tribune Campus Center em Chicago.
McCormick Tribune Campus Center em Chicago.

Se você arquiteto desinformado não conhece Rem Koolhaas, aí vai uma dica: sabe a abertura do AutoCad 2008? A imagem daquela plataforma de trem arrojada, certamente impressionante, devido ao seu design futurista? Pois então, é dele.

Rem Koolhaas nasceu na Holanda, em 1944. É um Arquiteto, teórico arquitetônico, urbanista e professor de Desenho de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Harvard. Koolhaas se formou na Architectural Association School of Architecture em Londres e na Cornell University em Nova York. É fundador e presidente do Office for Metropolitan Architecture (OMA). Em 2005 foi um dos criadores da Volume Magazine, junto com Mark Wigley e Ole Bouman.

Biblioteca Central de Seattle.
Biblioteca Central de Seattle.

Em 2000 Rem Koolhaas ganhou o prêmio Pritzker Prize e em 2008 foi considerado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.

O arquiteto Holandês Rem Koolhaas.
O arquiteto Holandês Rem Koolhaas.

Koolhaas ganhou fama não só por ser um magnífico projetista, mas também como jornalista. Publicou livros e manifestos, tais como Delirious New York (recomendo), S,M,L,XL e Project on the city.

Casa da Música em Portual, projetado por Rem.
Casa da Música em Portual, projetado por Rem.

Moda e Arquitetura,  podem parecer insolúveis a primeira vista, contudo, Koolhaas prova o contrário: casado com Miuccia Prada, foi ele quem projetou a moderníssima loja de sua esposa em Los Angeles. Caso você visite Beverly Hills, não deixe de conhecer esta obra-prima do design e do luxo; não precisa comprar nada, basta apreciar o inigualável interior da loja. Outras sedes da grife, como em Nova York, também foram projetadas pelo arquiteto, claro.

prada
Loja da Prada em Los Angeles.

Biblioteca Central de Seattle (USA), Architekturpreis Berlin (Alemanha), New York Theatre (USA), China Central Television (China), Casa da Música (Portugal), McCormick Tribune Campus Center (USA), Villa Dall’Ava (França), Kunsthal (Holanda) e a Embaixada dos Países Baixos (Alemanha) são algumas das obras de Rem, que é considerado um dos maiores arquitetos contemporâneos.

Rem foi convidado à projetar uma ilha artificial na borda oeste de Dubai. Batizada de WaterFront City, que terá 1310m x 1310m, capacitando 1,5 milhões de pessoas. O projeto promete se tornar um destaque na arquitetura mundial, sendo tão grande e tão densa quanto Manhattan. Dentre as edificações, será incluída uma excêntrica estrutura em aço e concreto semelhante a uma esfera, que terá 180 metros de diâmetro e deverá se localizar no extremo da ilha, que terá uso de residência, centro de convenções, hotel e outros. A cidade atende a conceitos de sustentabilidade, como o alinhamento dos prédios, arborização planejada e indicações contextuais que incentivam as pessoas a andarem à pé.

rem
Maquete eletrônica da ilha artificial WaterFront City.
rem2
Foto computadorizada de como será a cidade futurista em Dubai.

Koolhaas segue a linha deconstrutivista – outra de minhas grandes paixões dentro da arquitetura contemporânea – e produz com audácia, inovação e precisão seus geniais trabalhos.

Casa da Música em Portual, projetado por Rem.
Sede da CCTV na China.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: