Coeur de Lion Magazine

Charles and Ray Eames: the Power of Design

Posted in Architecture by Coeur de Lion Magazine on 05/04/2009
Charles junto com sua esposa Ray Eames.

Charles junto com sua esposa Ray Eames.

Charles Ormond Eames Jr e Ray-Bernice Alexandra Kaiser Eames, ou simplesmente Charles and Ray Eames, são ícones do design mundial. O casal produziu juntos uma das maiores contribuições no campo do design, incluindo o design industrial, design de mobílias, arte, design gráfico, filmes e arquitetura.

Com apenas 14 anos, enquanto terminava o colegial, Charles trabalhou na Laclede Steel Company, onde aprendeu sobre engenharia, desenho e arquitetura, o que ajudou o jovem a interessar-se pela idéia de tornar-se um arquiteto futuramente. Eames estudou arquitetura na Washington University, que deixou depois de dois anos. Em 1938 mudou-se com sua primeira esposa e filha para Michigan; graduou-se arquiteto na Cranbrook Academy of Art, onde lecionaria mais tarde.

Charles venceu uma competição de “Design Orgânico de Móveis Residenciais” no Museu de Arte Moderna de

Nova York, onde seu trabalho mostrou uma nova técnica de moldar a madeira (originalmente desenvolvida por Alvar Aalto). A técnica ajudou Eames a desenvolver muitas de suas principais peças.

Divorciado em 41, Charles casou-se com sua colega de Cranbrook Ray Kaiser, que viveram juntos até o final de suas vidas.

a

Eames Lounge Chair Wood.

Eames Lounge Chair Wood.

Já Ray Eames foi uma artista americana, designer e cineasta que, junto com seu marido Charles, foram responsáveis pela criação dos maiores ícones do design do século 20. Kaiser estudou pintura abstrata em NY com Hans Hofmann em 1933. Formou-se também na Cranbrook Academy of Art, onde conheceu Charles.

Juntos, o casal de designers produziu filmes, como o inacabado Traveling Boy (1950) e o espetacular Powers of Ten (1977), móveis como Eames Lounge Chair Wood (1945) e Eames Plywood Side Chair (1946), além de inúmeras outras criações utilizando os mais diversos materiais.

Ray Eames morreu em Los Angeles em 1988, dez anos depois de Charles.

Rest White Chaise.

Rest White Chaise.

a

Eames Rest Chair.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: