Coeur de Lion Magazine

Zaha Hadid’s Architecture Genius

Posted in Architecture by Coeur de Lion Magazine on 05/04/2009
Zaha Hadid

A arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

Zaha Hadid – suspira – é uma fantástica arquiteta iraquiana, que ganhou atenção internacional com seus projetos ousados e ultramodernos, seguindo a linha deconstrutivista, que diz, basicamente: pire loucamente na prancheta!

Zaha se formou em Matemática pela Universidade Americana de Beirut, antes de estudar na Architectural Association School of Architecture em Londres. Depois de se graduar ela foi trabalhar com seu antigo professor de desenho, Rem Koolhaas no Office for Metropolitan Architecture (OMA), do qual se tornou parceira em 1977.

Hadid também lecionou em prestigiadas instituições em todo o mundo; ela ocupou a presidência da Kenzo Tange na Escola de Graduação de Design da Universidade de Harvard, a cadeira de presidente da Sullivan na Universidade de Illinois e da Escola de Arquitetura de Chicago; foi convidada para lecionar na Hochschule für Bildende Künste em Hamburgo, na Escola Knowlton de Arquitetura, na Universidade do Estado de Ohio, na Masters Studio da Univesidade de Columbia, em Nova York e na Escola de Arquitetura e Design de Yale. Além disso, ela tornou-se membro Honorária da Academia Americana de Artes e Letras. Atualmente Zaha é professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena na Áustria.

Zaha Hadid foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzkerde de Arquitetura.

Ganhadora de muitas competições internacionais, seus destaques são vários,  como, por exemplo, o The Peak Club em Hong Kong (1983) e o Cardiff Bay Opera House em Wales (1994). Em 2005, ela ganhou uma competição de design do novo Casino de Basel, na Suíça. Ao passo que, em 2004, Zaha Hadid foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker Architecture, equivalente ao prêmio Nobel.

Em 2008, Zaha ficou na posição 69 no ranrking da Forbes das “100 mulhers mais poderosas do mundo“.

Alguns dos trabalhos de Zaha são conceituais, que incluem projetos já realizados, como o Chanel Mobile Art Pavilion (museu ambulante) em Tókio, Hong Kong, Nova York, Londres, Paris e Moscou (2006-2008). O Nuragic and Contemporary Art Museum em Cagliari, na Itália (2006), CMA CGM Tower em Marcelia, na França, Maggie’s Centre do Hospital Victoria, na Escócia. Outro projeto de Zaha que impressiona são as Dancing Towers para Dubai. Na verdade, são inúmeros os trabalhos da arquiteta ao redor do mundo, incluindo galerias, museus, teatros, parques e outros.

Zaha Hadid esteve no Brasil no meio do ano passado para promover sua parceria com uma grife brasileira – infelizmente, eu perdi essa -. O Melissa + Zaha Hadid é o primeiro sapato criado pela badalada arquiteta iraquiana, que reside em Londres. Uma réplica em três dimensões do modelo decora a fachada da Galeria Melissa, na rua Oscar Freire, em São Paulo.

Dubai Dancing Towers by Zaha Hadid

Dancing Towers: mega projeto para Dubai.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. krupatel24 said, on 05/08/2009 at 1:14 PM

    wow absolutely stunning – got a new found respect for zaha hadid – her work up close is something else! saw more of her work at the London Design Museum for the super contemporary exhibition that is going on at the moment. In fact for those of you who are interested you should deffinitely go and see it – its running until october – there are some ticket giveaways http://www.supercontemporary.co.uk/?s=zaha-hadid – so money to see her wont be an issue – Its a great venue and worth while seeing


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: