Coeur de Lion Magazine

Alexandre Herchcovitch: Ascensão na Moda Brasileira

Posted in Fierceness by Coeur de Lion Magazine on 08/04/2009
Estampa Caveiras Alexandre Herchcovitch

Estampa de Caveirinhas: marca registrada do estilista.

Não. O título do post não se refere a uma monografia de uma estudante de moda da FMU e sim a um capítulo importante no campo da moda Brasileira: Alexandre Herchcovitch. É difícil imaginar atualmente alguém que ainda não o conheça, principalmente, pois se trata de um estilista brasileiro único, vanguardista e inovador.

Alexandre iniciou sua carreira em 1994, um ano depois de se formar na Universidade Santa Marcelina. Aprendeu a profissão com sua mãe Regina, no coração judaico ortodoxo paulista, que já aos 10 anos palpitava sobre os vestidos que ela, sua grande professora, vestiria. Ainda com o auxílio de sua mãe, o precoce estilista domina o manuseio da tesoura, agulha e linha. Aos 16 anos produz seu primeiro vestido feito de organza. Neste primeiro momento de sua primária carreira, sua atenção se volta para os detalhes que ajudam a compor o caimento perfeito dos vestidos, o que evidenciava o talento especial do jovem Alexandre Herchcovitch para a moda.

A primeira conquista do estilista foi aos 22 anos na sua apresentação de formatura.

A trajetória de Alexandre em sua carreira como estilista foi construída em pouco mais de dez anos, sendo que sua marca ganhou grande repercussão e reputação no Brasil e Internacionalmente.

No estilo de Herchcovitch fundem-se a ousadia da noite paulistana e a rigidez de sua educação judaica.

Alexandre Herchcovitch

O estilista Alexandre Herchcovitch.

Em 2002, Herchcovitch assumiu a direção de criação da Cori, que passou a participar do São Paulo Fashion Week, após rejuvenescer e ganhar uma nova cara nas mãos do estilista. Já em 2006, assumiu a direção da Faculdade de Moda da FMU, em São Paulo.

Do primeiro vestido às estampas de caveira, famosas na cena underground paulistana dos anos 90 e marca registrada do estilista, Herchcovitch surpreende a cada fashion show com sua versatilidade como designer, sensibilidade e capacidade de vestir qualquer tipo de pessoa.

Alexandre também atua desenvolvendo peças fora de sua marca, como calçados para a Democrata, jóias para a Dryzun, meias e cuecas para a Lupo, fundos de tela de telefones celulares para a Motorola, sandálias para a Melissa e cadernos para a Tilibra, entre outros. A cantora Björk saiu na revista francesa Art Actuel em 2003 usando uma camiseta com estampa de Carmem Miranda, criada pelo estilista.

Chique é poder se vestir sem pensar no que os outros vão pensar. Para mim, o conceito de estar bem vestido está intimamente ligado a vestir-se de acordo com seu gosto pessoal. Quem se veste de acordo com o que gosta está bem vestido.

Em Outubro de 2007, participou como jurado do programa Brazil’s Next Top Model. Ainda no final de 2007 Herchcovitch encerrou seu contrato com a Cori e voltou para a Zoomp, na qual já havia trabalhado como diretor criativo, apresentando sua coleção de reestréia no SPFW Outono/Inverno 2008. Herchcovitch é hoje diretor de criação do SENAC, desenvolve 4 coleções anuais para sua própria grife (Herchcovitch;Alexandre e Herchcovitch;Jeans) e ainda as apresenta nas passarelas do New York Fashion Week. Ele exporta sua marca para o mundo todo e possui 4 lojas no Brasil e uma em Tóquio, além da sua loja virtual.

Alexandre ainda cultiva o hobby de discotecar. Em São Paulo participa da noite On The Rocks, no club D-Edge, Alelux no Glória e Delight no Ultralounge.

Todas as minhas criações são corajosas. Sempre vou contra a maré e não me prendo às tendências. Assumo esse risco.

Clientes famosas da grife: Agyness Deyn, Leigh Lezark, Geordon Nicol.
Colaborações adicionais: McDonald’s (2005), Tok & Stok (Outono 2005), Dryzun (2005), Olympikus, Uniformes Olympic (2003 a 2004).

Alexandre Herchcovitch Through The Years:

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