Coeur de Lion Magazine

Zaha Hadid no ritmo de Bach

Posted in Architecture by Coeur de Lion Magazine on 02/05/2009
J. S. Bach by Zaha Hadid.

J. S. Bach by Zaha Hadid.

Através de uma parceria entre Zaha Hadid Architects e o Festival Internacional de Manchester, com colaboração da Galeria de Artes de Manchester e três dos maiores solistas mundiais, será criado um projeto único para o Festival deste ano. Zaha Hadid irá transformar visualmente e acusticamente um dos espaços de exposição da Galeria em uma câmara intima, um music hall no qual se poderá apreciar solos das obras de Johann Sebastian Bach.

Em uma série de nove concertos, o pianista Piotr Anderszewski, o violoncelista Jean-Guihen Queyras e a violinista Alina Ibragimova apresentarão uma performance de solo instrumental de J. S. Bach para uma pequena platéia de 200 pessoas em cada execução. O novo espaço também será aberto ao publico durante o festival.

Zaha Hadid explica que “com uma articulação da rítmica e da alta classe harmônica de Bach, foi capaz de atingir um quadro matemático de sua musica. O design de Zaha Hadid Architects explora esta multiplicidade através do desenvolvimento de uma integração coerente da forma e da lógica estrutural“.

J_S_BACH_and_Zaha_Hadid_Architects

O espaço com estrutura dinâmica comporta 200 pessoas para cada concerto.

O Diretor do Festival Alex Poots disse que “o objetivo é criar uma situação de quase perfeição com este ambiente visual e sonoro para o publico, para que a experiência na câmara de musica se torne uma das melhores do mundo. Zaha cria constantemente mudanças e idéias inovadoras sobre o projeto. Será intrigante ver o que ela produzirá sobre este nível de intimidade“.

J_S_BACH_and_Zaha_Hadid_Architects3

Apesar do formato nada convencional da câmara, a acústica do ambiente promete ultrapassar a perfeição.

A diretora de Cultura do Conselho da Cidade de Mancherter, Virginia Tandy comentou: “A Galeria de Arte de Manchester está de braços abertos para receber este trabalho único de Zaha Hadid para o Festival Internacional de Manchester, que promete quebrar limites do design“. Também participarão do Festival estudantes do Manchester’s Royal Northern College of Music e da Chetham’s School of Music.

J_S_BACH_and_Zaha_Hadid_Architects4

Bach certamente se emocionaria com a homenagem através das curvas de Zaha Hadid.

Além disso, Zaha e Abu Dhabi Music & Arts Fundation anunciarão uma nova parceria que irá explorar a arte de contar histórias dos Emirados Árabes, Líbano, Egito e Reino Unido. A instalação do evento “storytelling” começará em Julho.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Manuel said, on 02/05/2009 at 10:59 PM

    Nossa….
    Que coisa maravilhosa! é por essas e outras que eu gostaria de estar na europa uma hora dessas. Com certeza será algo que irá agradar a todos o sentidos, principalmente aos olhos e aos ouvidos. Dentro desse contexto, o Bach será radiante e exuberante. Nua, sua musica é de excelente primor. Vestida nesse cenário, ela será irresistível. Isso prova que a arte ainda segue em frente a passos arquitetônicos e bachianos!!!

  2. Zaha Hadid, sem duvida é não é apenas mais um nome da moda, muito pelo contrario é na verdade um dos nomes mais expressivos da arquitetura mundial.
    Ousada como ninguem ela a cada dia nos sorpreende com sua originalidade. a nos arquitetos só basta dizer, assim como diria corbusier: “Parabens, você me emocionou”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: